quinta-feira, 8 de março de 2012

6 funções conceituadas que não irão valer nada no apocalipse zumbi

Uma das coisas muito, muito interessantes no livro "Guerra Mundial Z" é que retrata a forma como uma sociedade onde o vírus zumbi é uma realidade deve fazer adaptações. *SPOILERS* No livro, após o fim oficial da guerra contra os zumbis, a sociedade aos poucos vai sendo reconstruída e a ameaça zumbi, agora controlada, paira sobre a humanidade como uma sombra do passado.


Como os Backstreet Boys...

Um dos pontos legais é que em certa parte do livro, um dos sobreviventes responsáveis por organizar as novas cidades reclama da forma como a antiga sociedade possuia diversos elementos em funções "meio", que não possuíam nenhum valor para um novo mundo. 1 pedreiro no apocalipse zumbi vale por 1000 burocratas que sequer sabem bater um prego.

O cargo ocupado pouco irá importar quando estiver entre um grupo faminto e desesperado de sobreviventes. Em um grupo, cada um deverá mostrar o seu valor e contribuir para a sobrevivência do coletiva. Aqueles que acharem que não são feitos para o trabalho braçal se tornarão párias e contarão apenas com a generosidade alheia para conseguirem comida e abrigo.

Dito isto, podemos facilmente perceber que alguns profissionais de hoje, altamente especializados, que por sorte sobrevivam tempo o suficiente para participar da reconstrução da sociedade terão que ser recolocados com funções braçais, muito necessárias neste árduo e demorado trabalho.


1) CEOs

Salários milionários, salas gigantescas, secretárias deliciosas e o poder para destruir vidas em segundos. Um CEO (Chief Executive Officer) é o manda chuva de uma empresa. Responsável pela tomada de decisões, pode fechar setores e desempregar milhares de pessoas em uma só canetada. O passe deles entre empresas algumas vezes pode ser negociado como o de jogadores de futebol.

Entretanto, estes poderosos homens (e mulheres) de negócios, quando originados de famílias nobres, muito pouco sabem sobre a dureza da vida. Acostumados a ter todos os seus desejos atendidos em segundos e a jamais serem questionados, sentirão duramente a chegado do apocalipse zumbi.


"Zumbis, huh? Dê a eles 15% de aumento e seguro odontológico..."


2) Gênios da Informática

Atualmente, figuram entre os homens mais ricos do planeta. Possuem conhecimento técnico e criativo para abastecer a vida daqueles com muito, muito, MUITO tempo livre e para criarem sistemas destinados a otimizar o trabalho humano, tornando-o imensamente mais produtivo.


Ok... a quem queremos enganar?


Mas quando a sociedade cair, provavelmente serão aqueles que mais sentirão o baque, já que sua principal ferramenta de trabalho se tornará nada mais do que material para fogueira. Não existirá qualquer uso para seus talentos em uma nova sociedade onde eletricidade se tornará uma doce lembrança do passado.


O pessoal do Google terá que retornar às raízes...


3) Advogados

Assim como CEOs, as empresas de hoje não podem se imaginar sem estes profissionais para as atividades do dia. Essenciais para a resolução de conflitos em uma sociedade tão dinãmica e globalizada, os advogados são mestres em encontrar meios para atender aos desejos daqueles que podem pagar, encontrando brechas na lei.

Entretanto, no apocalipse zumbi, não poderão contar com o poder coercitivo do Estado ou com leis que protejam direitos ou propriedades. É a lei do mais forte, e não a do com melhor habilidade dialética. Isso por si só trará aos advogados graves problemas quando tentarem enrolar alguém maior, mais forte e com menos paciência para ser ofendido por palavras em latim...


Data maxima venia, pela ordem, PROTESTO!!!


4) Políticos

Apesar de haver o risco de se uniream aos zumbis para continuarem o seu árduo trabalho de consumir cada centímetro de nossa sociedade, é mais provável que mesmo os mortos vivos não tolerem as companhias destas terríveis criaturas.


Depois dessa cena, a imagem dos zumbis foi arranhada para sempre...


Possivelmente, tentarão ocupar o mesmo tipo de posto na sociedade quando se juntarem a um grupo de sobreviventes, coisa que deverá ser imediatamente impedida. Para a segurança de todo o grupo, deverão ter as línguas cortadas e mantidos isolados nos trabalhos braçais mais cansativos. Não fique com pena, caso dê a eles a oportunidade, poderão provocar a queda de qualquer grupo de sobreviventes em que estiverem inseridos, levando aqueles mais influenciáveis na lábia. Líderes sábios saberão exatamente como lidar com essas tentativas...


Ei, quem poderia imaginar? O mesmo destino dos advogados...

5) Corretor da Bolsa de Valores e Economistas em geral

Assim como os CEO's, a missão destes é a de observar cuidadosamento o andamento da economia, para que possam realizar investimentos bem estudados e conscientes, sempre pensando no bem estar de seus clientes, geralmente especuladores da bolsa.


Acima: Economista em meio a complexos cálculos estatísticos...

Durante o apocalipse zumbi, a economia irá regredir profundamente para os meios de troca e escambo, ou seja, você só é tão rico quanto à sua capacidade real de produção e a especulação será muito, muito reduzida, tornando os corretores bem desnecessários pelos próximos 200 anos pós-guerra zumbi.


Mas possivelmente eles ainda manterão uma pequena parcela de clientes leais...

6) Ex-BBB's

Ok. talvez eu esteja usando o termo "altamente conceituados" em um sentido muito, muito amplo aqui, mas consideremos que estas pessoas hoje são referências de comportamento e estilo de vida para muitos pessoas de nossa sociedade...



Coma alcoólico como visto através dos olhos de verdadeiros filósofos contemporâneos...

No mundo zumbi, o valor destas pessoas se resumirá ao que realmente são. Claro, alguns possuem profissões pré-show que os ajudarão a se recolocarem no novo mundo em posições de necessidade, mas sem qualquer referência a sua vida pregressa de sub-celebridade.

A verdade é que boa parte deste grupo, caso insista em sustentar qualquer regalia de acordo com essa sombria vida pregressa, deverá ter o mesmo destino dos traidores e dos zumbis...


Culpada por posar pra Playboy em um mundo sem Photoshop...


Siga-nos no Twitter e no Facebook e fique por dentro das novidades e promoções que se aproximam.

7 comentários:

  1. E os arquitetos?Vale lembrar que sem o poder coercitivo do estado,esses inuteis vão ser mortos pelos engenheiros assim que mostrarem o primeiro daqueles projetos sem pé nem cabeça deles.Designers tambem vão tomar no cu(engenheiro não tem paciência com besteira).E aqui vai uma sugestão de artigo:profissionais importantes no apocalipse zumbi(que ninguem pens em chamar para um grupo de sobrevivencia).Eu já sei de uma:mestre cervejeiro.

    ResponderExcluir
  2. E os arquitetos ?
    O arquitetos vão ser tão uteis quanto os engenheiros. Os arquitetos podem construir prédios de até 4 andares. Mais do 4 andares no Apocalipse zumbi acredito que ninguém fará. Os engenheiros só seriam uteis no caso de se construir uma muralha. Mas na real, a maioria vai viver em barracos de madeira, provavelmente. Tanto engenheiros quanto arquitetos só serão úteis após o apocalipse zumbi, na reconstrução do mundo como nós o conheciamos.

    ResponderExcluir
  3. Recently I often find that you share content on television and it is more attractive, I began to consider it when the first track and I found your story very attractive I, many times I've been waiting to feel and learn more about the stories you write, it was so good and worthy of all interested persons including me.

    ResponderExcluir
  4. Your story is fun and it looks like an entertaining game, I really liked this and I want to learn more about it as a real lesson so I can send my loved ones so that they as I know, thanks for sharing this interesting and I will always follow and pay attention to the content you post in the future.

    ResponderExcluir
  5. Arquitetos vão ser mais úteis que engenheiros civis, pois são treinados para serem criativos em todos os espaços, pois será a época do improviso e agilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E da praticidade e da funcionalidade, coisas que muitos arquitetos sacrificam em nome da "criatividade"...

      Excluir